Um passeio pelo velho monge.

Alta Aventura 17 de setembro de 2013 1

A cada dia no Piauí os esportes de aventuras vêem ganhando mais espaços, novos adeptos vão se espalhando pelos quatro cantos do estado.

Varias modalidades já fazem parte do circuito desportivo do piauiense, e hoje iremos falar do Grupo Punaré, equipe que existe desde  2008 e desenvolve varias atividades dentre elas com destaque para o Caiaque, a Equipe Alta aventura foi convidada a conhecer e desenvolver um dia de atividade  percorrendo as veias aquáticas que banham nossa capital.

Alta Aventura Caiaque Velho Monge

Alta Aventura Caiaque Velho Monge

O caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”  partindo dessa denominação , com o auxilio de Igor Galvão um dos membros da equipe Punaré(uma das denominações dada ao Rio PARNAÍBA), embarcamos cedo nos caiaques para fazer descida do rio PARNAÍBA até o local de seu encontro com o Rio Poti, outro rio que banha nossa capital Teresina.

Esgoto a céu aberto desaguando direto no rio.

Esgoto a céu aberto desaguando direto no rio.

À medida que percorríamos o trajeto era possível notar o efeito do homem sobre nossas águas, esgoto a céu aberto desaguando direto no rio, e objetos como garrafas e sacolas jogadas no mesmo, porem à medida que íamos se afastando dos centros urbanos a natureza mostrava suas belezas, iguanas, Martins pescadores, e outros animais começavam a se tornar mais freqüentes embelezando cada vez mais essa atividade maravilhosa que é a pratica de Caiaque.

Pegada de aves e outros animais.

Pegada de aves e outros animais.

Uma breve parada em uma das coroas do rio Parnaíba já mais afastada do centro urbano, foi possível perceber maior atividade da fauna da região, pegada de aves e outros animais de grande porte que utilizam a coroa como local de repouso ao anoitecer, ate mesmo a água se mostrava mais límpida e transparente, é possível também perceber, plantações de grãos em algumas  coroas ao longo do rio.

foto9

Igor Galvão nosso guia na expedição nos conta que inicialmente a equipe possuía apenas 2 caiaques individuais, hoje realizam expedições com um grupo de aproximadamente 20 caiaques, entre embarcações individuais e duplas eles percorrem  longas distancia explorando e ajudando na preservação dos nosso rios, fazendo a coleta de materiais nocivos como garrafas e plásticos jogados  nas águas. Um das expedições citadas foi a do deslocamento da região de Nazaria até a capital Teresina, percorrido em dois dias.Grupo Punaré possui uma pagina na internet onde você pode acompanhar outras expedições realizadas por eles, assim como contato para eventuais atividades. http://clubedecanoagempunare.blogspot.com.br/

Equipe Alta Aventura e Igor Galvão Grupo Punaré.

Equipe Alta Aventura e Igor Galvão Grupo Punaré.

A EQUIPE ALTA AVENTURA nesta atividade representada por 3 membros, fica feliz  em  ver que o ecoturismo cada vez mais se desenvolve em nosso estado e quem sabe o cuidado e limpeza de nossos rios no perímetro urbano seja uma realidade em breve.

One Comment »

  1. Erivan 17 de setembro de 2013 às 12:27 - Reply

    Uma pena que num passeio deste, as pessoas tenham que se depararem com cenas de desrespeitos com o rio como as mostradas e relatadas na matéria. Parabéns pelo passeio, para ambas as equipes.

Deixe um comentário »

UA-24370088-1