Cânion do Poti : Semana santa na inesquecível cachoeira da lembrada

Katya D'Angelles 11 de abril de 2015 0
Viagem Equipe Alta Aventura ao Canion do Poti 2015 (8)

Cachoeira da Lembrada

Pela quarta vez fizemos nossa expedição de Semana Santa com destino ao Cânion do Rio Poti, na cidade de Buriti dos Montes,  cerca de 230 km ao norte de Teresina, e mais cerca de mais 50 até o nosso ponto de descanso e contemplação; Cachoeira da Lembrada.

Nosso acampamento foi montado nas proximidades da Cachoeira da Lembrada, um dos pontos mais belos do Cânion, que abrange mais duas cidades do Piauí, Castelo e Juazeiro, e mais a cidade cearense de Crateús no Ceará.

Onze membros da Equipe Alta Aventura e doze convidados participaram desta quarta expedição.

Viagem Equipe Alta Aventura ao Canion do Poti 2015 (6)

Pra chegar no rio tem que fazer rapel

A Equipe deixou Teresina por volta das seis horas e percorreu aproximadamente 280km, passando pelas cidades de Pedro II e Milton Brandão, passando pelo povoado Buriti de Santo Antonio e chegando ao Cânion por volta do meio dia.

No primeiro dia, na bela paisagem da Lembrada, a atividade foi só diversão e o banho inesquecível que tem o local. O lajeiro se enche d’água no período chuvoso e proporciona sensação maravilhosa de fendas enormes e profundas nas pedras, que cabem mais de uma pessoa, formando  piscinas naturais com a água morna do rio Poti.

A Cachoeira da Lembrada é conhecida na região por ser a porta de entrada do médio Cânion.

Com paredões que podem chegar aos 50 metros, o Cânion do Poti já foi apontado por vários sites e revistas especializados em Turismo de Aventura como um dos dez lugares inexplorados mais lindos do país.

Seguindo pela trilha da Lembrada, no segundo dia, a Equipe fez rapel num paredão de cerca de 25 metros, no ponto conhecido como Casa de Pedra, abrigo de pescadores da região.

Depois do rapel usamos quatro botes para descer o rio e mergulhar nas águas quentes e limpas do rio Poti. Como todas as aventuras da Equipe, essa foi mais uma expedição inesquecível.

Viagem Equipe Alta Aventura ao Canion do Poti 2015 (7)

Depois da trilha de quase um quilômetro e da descida vem a recompensa do banho do Cânion

Algumas dicas importantes

 

  1. Existem acessos melhores para o Cânion do Poti, pela cidade de Castelo por exemplo, mas a trilha percorrida pela Equipe proporciona a emoção que o nosso espírito aventureiro procura; para a trilha da Cachoeira da Lembrada o acesso somente de 4×4, moto, bicicleta, cavalo, jumento ou a pé;
  2. Para aproveitar melhor a Cachoeira da Lembrada o ideal é que a viagem seja feita entre março e maio para aproveitar o período chuvoso;
  3. Para quem pretende acampar é importante levar repelente, bastante água potável e filtro solar, pois o sol por lá é inclemente;
  4. A cerca de 7km da trilha da Cachoeira da Lembrada existe o último contato com a civilização. Na localidade Mãe D’Água fica a última casa com antena de celular rural. O proprietário deixa usar o número para manter contato.
    Viagem Equipe Alta Aventura ao Canion do Poti 2015 (1)

    Alta Aventura e convidados na cidade de Pedro II

Deixe um comentário »

UA-24370088-1